sábado, 3 de abril de 2010

À Prova de Exibição - Inédito de Tarantino será exibido no Brasil


Quentin Tarantino é um dos diretores mais cultuados no mundo, por ter realizado obras-primas como “Cães de Aluguel”(1992), “Pulp Fiction”(1994) e, mais recentemente, “Bastardos Inglórios”(2009). Mas sua reputação não foi o suficiente para garantir que sua produção de 2007, “À Prova de Morte”, fizesse sucesso em solo americano. E por aqui, o filme só chegará aos cinemas dia 23 de julho(!), depois de trocar de distribuidora, saindo da Europa Filmes e indo para PlayArte. Finalmente a obra poderá ser prestigiada pelos fãs do cineasta.

O filme faz parte do projeto Grindhouse, idealizado por Tarantino e Robert Rodriguez. Nele, os cineastas fariam longas com visual e estilo narrativo semelhante aos filmes de baixo orçamento lançados em pequenas salas no interior dos Estados Unidos dos anos 70, onde eram exibidos em matinês (um após o outro) e com preços populares. Eram as famosas produções "trash". Assim, Rodriguez dirigiria a primeira parte, o filme de zumbis orgulhosamente trash “Planeta Terror” (que foi exibido aqui em 2008), e Tarantino faria esse “Á Prova de Morte”. Só que as cenas propositalmente malfeitas, com erros de continuidade e projeção, não agradaram o público americano, que não entendeu a brincadeira. E os divertidos filmes infelizmente foram um fracasso nas bilheterias.

Só que o filme de Tarantino teve menos sorte, pois “Planeta Terror” foi exibido nos cinemas brasileiros em 2008, fazendo relativo sucesso, e já tem uma caprichada edição em DVD lançada. Seu filme, por outro lado, passou todos esses anos lutando para entrar no circuito e não ser diretamente lançado em DVD. Depois de 3 anos, parece que finalmente conseguiu. Sorte a minha ter conseguido assisti-lo em uma exibição única no Festival do Rio de 2007...

É, sem dúvida, um filme menor e menos pretensioso do diretor, mas tem os elementos consagrados que agradarão aos fãs, como os diálogos inspirados e a violência visual. Na história, um grupo de amigas sai para se divertir e chama a atenção de todos por onde passa, inclusive a do misterioso Stuntman Mike, um dublê temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível e marcante. A história em si é bem simples, mas o que diverte é a maneira como tudo acontece, bem no estilo dos filmes daquela época.


O elenco feminino chama a atenção pela beleza, liderado pela talentosa Rosario Dawson (vista em “Sin City” e em “Sete Vidas”). Há também a beleza hipnótica de Mary Elizabeth Winstead, antes vista como a filha de Bruce Willis em “Duro de Matar 4.0”(2007), aqui como a ingênua cheerleader do grupo. Até Tarantino faz uma participação como o dono do bar em que se passa parte da ação. Mas o destaque vai todo para o inspiradíssimo Kurt Russel, aqui em seu melhor papel no cinema. Seu Dublê Mike é um personagem original e marcante, e é o que faz o filme valer a pena.


Como não podia deixar de ser em um filme “Tarantinesco”, a trilha sonora é um dos grandes destaques, garimpando pérolas esquecidas dos anos 70. A abertura do filme ao som de “The Last Race”, originalmente usada no filme “Grand Prix”, de 1966, é genial e vibrante.
Mas uma cena merece destaque. Trata-se daquela em que o Dublê prova a outro grupo de 4 amigas porque seu carro é “à prova de morte”. Ela é editada ao som de “Hold Tight” (uma gravação de rock rara) e o resultado final é simplesmente brilhante, uma das melhores cenas que eu já vi em uma sala de cinema. A cena é facilmente encontrada no Youtube, mas meu conselho é que aguardem e a vejam no escurinho do cinema.

Depois do sucesso de público e crítica com o magnífico “Bastardos Inglórios”, o público terá a chance de ver um filme menor de Tarantino em julho. Ele é cult por natureza, porém imensamente divertido. Fiquem atentos à sua estréia, e não deixem de assisti-lo.

2 comentários:

  1. Argh, adoro esse filme. Muito boa matéria, Kaio

    ResponderExcluir
  2. Kaio,
    Sou fã de carteirinha do Tarantino. Perdi esse , mas vou esperar julho chegar.
    abs
    elysio piresa

    ResponderExcluir