quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Em breve: As Aventuras de Tintin...nos Cinemas!!


Foi na década de 80 que o nome Steven Spielberg ficou ligado à idéia de "cinemão". Desde então, tudo que o diretor toca vira ouro. Talvez por isso, ele tenha trabalhado mais como produtor e menos como diretor nos últimos anos. Mesmo assim, seu último filme, o sucesso "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" provou que ele ainda sabe como fazer um divertido filme de aventura. Já com Peter Jackson, foi diferente. Diretor inicialmente pouco conhecido, ganhou respeito e admiração máxima com sua épica adaptação da trilogia do "Senhor dos Anéis". A fama e consagração o levaram também ao posto de produtor. Mas o que esses dois homens têm agora em comum?

A resposta é, no mínimo, promissora. O projeto de adaptar as aventuras do jovem jornalista Tintin, protagonista dos quadrinhos criados pelo belga Hergé, é um antigo desejo de Spielberg, que adquiriu os direitos pela primeira vez em 1983 (ano de falecimento do autor) e vem renovando-os desde então. Jackson se mostrou interessado na iniciativa em 2005, e os dois permaneceram trabalhando juntos no projeto desde então, mas sem grande alarde. 5 anos depois, decidiu-se que Spielberg ficaria na direção de uma trilogia, enquanto Jackson receberá crédito de produtor.


O personagem é um dos mais queridos na Europa e, se bobear, em todo o mundo. Famoso por seu jeito inquieto, topete característico e pelo companheiro canino, um fox-terrier chamado Milu, ele apareceu em 23 álbuns, escritos e desenhados por Hervé entre 1926 a 1976. As histórias agregam elementos humorísticos que se mesclam com temáticas sérias como a guerra, a escravidão, a amizade, a liberdade e a coragem. Por isso, uma adaptação era esperada há muito tempo para os cinemas, e quando se soube do envolvimento de Spielberg e Jackson, as expectativas só aumentaram.

Após anos trabalhando no projeto, ficou decidido que a trilogia seria filmada com tecnologia de ponta, que a DreamWorks (empresa de Spielberg) criará através de computação gráfica empregando tecnologia de captura de movimentos. O primeiro dos três filmes se chamará "The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn". A trama principal é tirada, como já adianta o título, de "O Segredo do Licorne", mas Jackson afirma que o clímax não vem de nenhuma HQ do repórter belga em particular.


Para viver o destemido reporter, foi escolhido o ator Jamie Bell, para sempre lembrado como "Billie Elliot", e tendo participado também de "Jumper"(2007) e da versão de Peter Jackson de "King Kong" de 2005. Além dele, Jackson indicou também o camaleão Andy Serkis (que deu "vida" para Gollum na trilogia "Senhor dos Anéis") para viver o Capitão Haddock, o pseudo-pirata e fiel companheiro de Tintin em suas aventuras. Outros personagens queridos terão presença confirmada no longa, como é o caso Dupont e Dupond, detetives trapalhões criados como sátira aos policiais ingleses, que ao que tudo indica serão vividos pela dupla de "Todo Mundo Quase Morto" e "Hot Fuzz", Simon Pegg e Nick Frost.


Pelas primeiras imagens timidamente divulgadas pela revista Empire, já se pode ver que o visual é arrebatador e bem fiel aos quadrinhos originais, garantindo a satisfação dos fãs. Mas como são Spielberg e Jackson por trás desse ambicioso projeto, pode-se dizer que está garantido mais um sucesso de publico e crítica. Agora é esperar para ver!!

2 comentários:

  1. Amei a notícia, nem me lembrava do Tintin, uahuahauh. Mas deve ser um filmaço, começando por Spielberg e Jackson juntos. Agora é só esperar ;)

    ResponderExcluir
  2. TINTIN!! que iraaaado! nunca tinha pensando em ver tintin adaptado aos cinemas! uma surpresa pra lá de agradável, hehehe

    ps: matéria muito bem escrita, sério mesmo

    ResponderExcluir