quarta-feira, 19 de setembro de 2018

A Íntima Delicadeza de "Benzinho", 2018.




O simples é difícil e belíssimo, e é fascinante quando a Arte consegue capturar isso. Gustavo Pizzi lançou "Riscado" em 2010, revelando o carisma e potência de Karine Telles - que se tornou uma das atrizes mais constantes e relevantes do Cinema Nacional. De lá pra cá, os dois foram casados, tiveram gêmeos e escreveram juntos o roteiro de um novo longa. O relacionamento acabou, mas a troca profissional avançou ainda mais forte. O tal roteiro de longa também. "Benzinho" é dirigido por Pizzi, protagonizado por Karine e conta com os gêmeros Francisco e Arthur - além do sobrinho Luan e sua carismática tuba - no elenco. A trama ainda se passa em Petrópolis, cidade da Atriz, e trata do universo privado de uma família. Uma obra extremamente pessoal, pode-se deduzir. Tamanha intimidade poderia ser um perigosa escolha narrativa, mas acaba por se tornar o trunfo maior do filme. 

A câmera nos convida a chegar bem perto da rotina de uma dedicada mãe de quatro filhos, que perde o chão quando o mais velho anuncia uma viagem de intercâmbio. Os ecos da iminente saída do primogênito afetam a relação com o marido trabalhador e com a irmã violentada pelo ex marido. Lágrimas e risos se intercalam como na vida, em realismo quase tátil. 

A sinceridade das situações e diálogos conquistou gregos e troianos, culminando nos prêmios de Melhor Filme pelos Júris da Crítica e do Público em Gramado. Karine Telles e Adriana Esteves, pura dinamite em cena, levaram os Kikitos de Atriz e Atriz Coadjuvante - e seria muito injusto não destacar o paizão vivido por Otávio Müller. Por um momento, somos parte da família e aquele recorte do universo basta. "Benzinho" é um delicado abraço, uma autêntica declaração de amor. Uma prova cabal disso é, ao final da sessão, ouvir uma mulher grávida secar as lágrimas e declarar à amigas: "Ele ainda nem nasceu e eu já sei que vai ser difícil. Difícil e lindo". Não poderia haver mais linda evidência do sucesso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário