sexta-feira, 15 de julho de 2011

Em Breve: "Hugo Cabret", a estréia de Martin Scorsese em 3-D

Depois do sucesso de público e crítica obtido com "Ilha do Medo" (2009), o mestre Martin Scorsese volta à direção de uma ficção. Após concluir um documentário sobre o ex-Beatle George Harrison - "Living in the Material World", que será lançado diretamente em DVD no Brasil -, Scorsese agora se dedica à adaptação do livro de Brian Selznick, "A Invenção de Hugo Cabret". O filme, que marcará a estréia do diretor com a tecnologia 3-D, teve seu primeiro trailer lançado, que você pode conferir abaixo.

video

A história é bem diferente das que o diretor costuma dirigir, o que prova que ele cada vez mais se reinventa em diferentes gêneros, vide o já citado filme anterior. A nova trama acompanha Hugo (Asa Butterfield), um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu - vivido pelo galã Jude Law -, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério.

Ao ver o trailer, que parece ser mais uma aventura joven repleta de efeitos especiais, os cinéfilos de plantão, entretanto, poderão perceber algo mais profundo. Algumas cenas e, principalmente, a aparição de um Ben Kingsley idêntico a Georges Méliés indicam que o filme será na verdade uma grande homenagem aos primórdios do cinema. Méliès é considerado o "pai do cinema", por ter feito os primeiros filmes de ficção, usando truques visuais aprendidos na carreira como ilusionista, sendo o mais famoso deles o seminal "Viagem à Lua" (1902). No fim da carreira, ele virou vendedor de brinquedos em uma estação de Paris, onde por acaso - ou não - se passa o filme. Até a "chegada do trem" na estação indica o clima de nostalgia adotado pelo diretor. Ou será apenas uma primeira impressão? Fica o suspense.


O elenco conta ainda com Ray Winstone, Sacha Baron Cohen (o eterno Borat), Christopher Lee e Emily Mortimer, além de Chloë Moretz, que mostra mais uma vez a grande atriz que é no alto de seus 14 anos.

A estréia acontece em 23 de novembro nos EUA e em 20 de janeiro no Brasil. Ao que tudo indica, será mais um show visual de Scorsese. Agora, é esperar para ver - e se emocionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário