terça-feira, 15 de junho de 2010

Um Novo Quarteto Fantástico - "Esquadrão Classe A" Arrasa nos Cinemas


Nessa última década em que a prioridade dos estúdios de Hollywood tem sido uma onda de refilmagens, adaptações e sequências de franquias já conhecidas do grande público, parecia inevitável a refilmagem de uma das séries mais populares dos anos 80. E eis que finalmente chega aos cinemas a nova versão do "Esquadrão Classe A", com o intuito de resgatar os personagens memoráveis e o clima nostálgico da série original.

Focado em uma equipe de ex-oficiais militares que assume várias operações sigilosas enquanto tenta se manter à frente do exército americano (que obviamente os persegue), o filme dirigido de maneira competente por Joe Carnahan (que já mostrara sua direção talentosa e estilosa em "Narc", de 2003, e em "A Última Cartada", de 2007) tem uma história interessante e bem atual, que consegue prender a atenção do espectador sem exigir muito de seu raciocínio. Afinal, o objetivo é apresentar cenas de ação espetaculares regadas de muito bom humor.


O elenco do filme é o seu grande trunfo. O quarteto principal, como não podia deixar de ser, é o destaque. Liam Neeson, velho conhecido do grande público em filmes como "Star Wars Episodio I- A Ameaça Fantasma" e "A Lista de Schindler", mostra aqui todo seu charme e carisma na pele do Coronel Hannibal Smith, o líder do grupo. Bradley Cooper, visto recentemente em "Se Beber, Não Case", aqui se firma no cobiçado posto de galã como Templeton "Cara-de-Pau" Peck, o mulherengo da equipe. O lutador Quinton `Rampage´ Jackson também se mostra inspirado no papel do agressivo e engraçado B. A. Baracus, personagem imortalizado na TV pelo inesquecível Mr.T. Mas quem rouba as cenas mesmo é Sharlto Copley, ator ainda pouco conhecido, que já tinha apresentado uma excelente atuação em "Distrito 9". No papel do hilário e maluco "Howling Mad" Murdock, ele é o melhor personagem da história. Vale ainda destacar a boa participação de Patrick Wilson como um ambiguo agente da CIA e de Jessica Biel como a mocinha atraente da vez. Nada que ofusque o brilho do já citado quarteto fantástico.

Os absurdos e exageros esperados de um filme de ação desse porte estão todos lá, com atenção especial para uma impagável e intensa cena com o grupo dentro um tanque em queda livre segurado apenas por alguns pára-quedas (!), após a explosão do avião em que estava contido(!!). Só vendo para se empolgar com esse tipo de coisa que só o cinema tornaria possível. Para os fãs da série original, é indicado esperar até o final dos créditos para uma cena extra repleta de nostalgia e de velhos conhecidos. Fica a dica. Fora isso, está tudo lá, desde a clássica música-tema até a abertura original atualizada.


Em tempos de filmes descerebrados como o novo "Fúria de Titãs" e "Príncipe da Pérsia", que priorizam efeitos especiais e cenas de ação, deixando o roteiro de lado, "Esquadrão Classe A" chega para provar que é possível fazer um bom filme de ação com pé e cabeça, além de qualidade. O plano de transformar a finada e antiga série em um bom entretenimento para os novos tempos foi bem executado, e como diria o Coronel Smith, "adoramos quando um plano dá certo!".

2 comentários:

  1. A-mei esse filme! Fui esperando um típico filme de menino, cheio de brigas e sangue e percebi que estava redondamente enganada. O filme além de mostrar missões semi-impossíveis que eles realizam, tem uma dose de humor excelente! O personagem Murdock é muuito engraçado (impagável a cena dele pendurado na hélice do helicóptero pousado cantando Right Round!) E, ainda por cima, com Bradley Cooper no elenco, não é preciso dizer mais nada! =P

    PS: Para os amigos daqueles que são fãs da série original, é indicado NÃO esperar até o final dos créditos para uma cena extra que NÃO acrescenta nada ao filme. Fica a dica. ;]

    ResponderExcluir
  2. Um tanque de massa 1,3 x10^4 kg,é abandonado a uma altura de 6,0 x10^3 metros,entrando em estado de queda (relativamente)livre.Em um dado instante ele dispara um projétil de 5,0 kg a 300m/s . Calcule a velocidade do veículo ao encontrar o solo.
    Obs: Considere g=10m/s²

    Essa ai vai ficar pra você pensar, aguardo resposta =D.
    PS: Boa resenha.

    ResponderExcluir